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Durante a crise ocasionada pela pandemia de Covid-19, o Mattos Filho empenhou-se em permanecer disponível e conectado, dada a importância de tomar atitudes ágeis, estando próximo de seus clientes, entendendo as necessidades de seus profissionais e, também, as das pessoas que, direta ou indiretamente, são impactadas pelo escritório. Tudo isso sem desviar do olhar para o futuro e de sua visão de longo prazo.

“Mais do que uma crise sanitária, nós nos deparamos com uma crise humanitária. Nesse sentido, pautados pelo nosso DNA social, redirecionamos nossas ações de pro bono e de Cidadania corporativa para atuarmos de forma estratégica na redução dos impactos causados pelo vírus, bem como na promoção e defesa dos direitos de grupos mais vulneráveis”, pontua o sócio-diretor, Roberto Quiroga.

Ciente de que a construção de alternativas para a crise dependia da colaboração de todos e todas, o Mattos Filho colocou sua expertise em temas jurídicos a serviço da sociedade. O escritório ampliou sua cooperação com clientes e empresas, apoiando projetos de viabilização de investimentos privados em políticas públicas de saúde e distribuição de renda. Também intensificou a oferta de serviços jurídicos gratuitos a organizações da sociedade civil.

“Apenas citando alguns exemplos, assessoramos projetos que visavam à ampliação do sistema de detecção do coronavírus no País e ao aumento da oferta de serviços hospitalares à população brasileira. Também incrementamos as iniciativas dos programas de voluntariado e de Diversidade e Inclusão”, explica Quiroga.

“Todas as ações foram planejadas e executadas com foco no interesse público e no bem maior”, completa Marcelo Mansur, sócio da prática de Seguros, Resseguros e Previdência privada, que lidera, desde março de 2020, as ações do escritório relacionadas à pandemia. “No mundo do Direito, falamos do conceito de força maior desde a graduação, mas são raras as oportunidades de aplicá-lo em um caso concreto. Na pandemia, tivemos casos importantes que discutiam a aplicação, ou não, dessa teoria”, completa Mansur.

Para ampliar o acesso da população a testes de detecção da Covid-19, o escritório apoiou o Movimento #2em2, idealizado pelas empresas Rappi, Renovatio, Cia da Consulta e Vitta. Para cada teste comprado na plataforma oficial do projeto, outro era doado para a rede pública de saúde. Nessa mesma linha, o Mattos Filho cooperou com o grupo de medicina diagnóstica Dasa em uma ação para expandir de forma relevante o sistema de testagem para coronavírus no país, em convênio com o Ministério da Saúde.

Capa de vídeo. Texto: Qual o papel social de um escritório de advocacia em uma pandemia?

Mais do que uma crise sanitária, nós nos deparamos com uma crise humanitária. Nesse sentido, pautados pelo nosso DNA social, redirecionamos nossas ações de pro bono e de Cidadania corporativa para atuarmos de forma estratégica na redução dos impactos causados pelo vírus, bem como na promoção e defesa dos direitos de grupos mais vulneráveis.”

Roberto Quiroga, sócio-diretor
Retrato de Marcelo Mansur, de pé, sorrindo em uma sacada. Ele veste terno cinza-escuro, camisa azul-clara, gravata com estampas geométricas em laranja e branco e óculos. Ao fundo, vê-se a Avenida Paulista.

No mundo do Direito, falamos do conceito de força maior desde a graduação, mas são raras as oportunidades de aplicá-lo em um caso concreto. Na pandemia, tivemos casos importantes que discutiam a aplicação, ou não, dessa teoria.”

Marcelo Mansur, sócio de Seguros, Resseguros e Previdência privada

O escritório participou, também, da iniciativa Covid Radar, que visa mapear dados sobre a doença no Brasil, e esteve entre as empresas que apoiaram a construção de hospitais de campanha em Campinas (SP) e no Rio de Janeiro. Apoiou, ainda, um projeto de doação de equipamentos de proteção individual (EPIs) para Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado de São Paulo.

Em 2020, foram dedicadas mais de 4,1 mil horas a projetos que buscavam minimizar os impactos da pandemia, por meio de apoios institucionais a clientes, empresas e organizações da sociedade civil.

Para contribuir ainda mais com a sociedade diante da crise sanitária, humanitária e econômica, o escritório também se envolveu intensamente na produção e distribuição gratuita de conteúdos para orientar e facilitar o acesso da população em vulnerabilidade aos seus direitos. Em cooperação com entidades de sólida atuação em direitos humanos, a prática Mattos Filho 100% pro bono e a área de Cidadania corporativa colocaram em circulação quase uma dezena de publicações voltadas a direitos das mulheres, população LGBTQIAP+, pessoas com deficiência e refugiados.

“Com uma atuação multidisciplinar que contou com o engajamento de profissionais de diversas áreas do escritório, tivemos times trabalhando incansavelmente para que as iniciativas acontecessem com segurança jurídica e de acordo com a urgência de cada projeto”, explica Bianca dos Santos Waks, advogada coordenadora da prática Mattos Filho 100% pro bono.

O atendimento a pessoas físicas, no contexto da pandemia, foi direcionado para pedidos de auxílio emergencial, apoio a refugiados e migrantes e, na vara de família, para ações de guarda e regulamentação de visitas a mulheres em situação de violência.

A equipe dedicada à atividade pro bono participou, ainda, de webinars sobre os impactos jurídicos da pandemia nas organizações da sociedade civil, como as mudanças na legislação de teor trabalhista. Em parceria com o Instituto Proa, os profissionais do escritório gravaram vídeos sobre renda emergencial, questões contratuais e imobiliárias, violência doméstica e outros temas de interesse das famílias dos alunos atendidos pela organização.

“Internamente, criamos ainda a Rede de Apoio Legal, uma assessoria jurídica gratuita aos colegas que estavam com problemas pessoais devido à pandemia, como a renegociação de contratos de locação ou o cancelamento de cerimônias de casamento. O projeto permitiu que advogados ajudassem outros profissionais em temas de sua expertise e que isso contasse como hora voluntária”, conta Mansur.

Com uma atuação multidisciplinar que contou com o engajamento de profissionais de diversas áreas do escritório, tivemos times trabalhando incansavelmente para que as iniciativas acontecessem com segurança jurídica e de acordo com a urgência de cada projeto.”

Bianca dos Santos Waks, advogada coordenadora da prática Mattos Filho 100% pro bono

Governança PARA MANTER A EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE E A SAÚDE DOS PROFISSIONAIS

Assim que os casos de Covid-19 começaram a avançar no Brasil, rapidamente o escritório se articulou para adaptar as suas operações ao home office, oferecendo infraestrutura e tecnologia que proporcionassem a melhor experiência de trabalho remoto. Dessa forma, a segurança dos profissionais e a excelência de sempre no atendimento aos clientes foram garantidas.

O programa de saúde mental, Mind, passou a focar o gerenciamento do estresse com as mudanças na rotina social e profissional e, também, da ansiedade diante de um cenário de incertezas, entre outros temas relacionados à pandemia. Além disso, foram oferecidos serviços de saúde adaptados à necessidade de distanciamento social, como a vacinação contra gripe no sistema drive-thru e o atendimento por telemedicina.

Antes mesmo das primeiras confirmações de casos no Brasil, os clientes do escritório receberam todo o suporte jurídico sobre as consequências da pandemia para seus negócios nos aspectos contratuais, trabalhistas e de saúde. O portal de conteúdo do Mattos Filho, o Único, ganhou uma página exclusiva para informações sobre as consequências da Covid-19 nas áreas de atuação do escritório.

“Também foi criado um comitê para coordenar as iniciativas do Mattos Filho em relação à pandemia, com o objetivo de garantir que as ações colocadas em prática fossem efetivas e coerentes com a nossa cultura de escritório único”, explica o sócio Marcelo Mansur, que coordena esse comitê. O grupo tinha o trabalho de analisar e coordenar as várias iniciativas internas e externas, desde eventos online e eventos com parceiros até a comunicação com o cliente e o trabalho pro bono.

Sobre as lições desta crise e quais serão os impactos no futuro das operações do Mattos Filho, Mansur lembra que já há um grupo de trabalho, composto por profissionais do escritório e consultores externos, olhando para o tema. “Será que vamos voltar a viajar tanto a trabalho? Será que precisamos de tanto espaço físico? Estamos começando, agora, a pensar no futuro. Um exemplo clássico é que a pandemia fez sedimentar a cultura do home office, que é algo que deve ficar, ainda que em um modelo híbrido”, afirma.

O poder da informação EM MEIO À CRISE

O Mattos Filho apostou no poder da informação de qualidade para promover os direitos humanos diante da crise causada pela Covid-19. Entre os materiais produzidos pelo escritório, estão dois informativos detalhando o funcionamento, durante a pandemia, de serviços jurídicos e sociais importantes para o atendimento de mulheres em situação de violência e da população LGBTQIAP+.

Outro informativo, produzido em parceria com a Cáritas de São Paulo e do Rio de Janeiro e distribuído em quatro idiomas, esclarece os caminhos para refugiados terem atendimento garantido no período de distanciamento social. A equipe da prática Mattos Filho 100% pro bono divulgou, ainda, uma seleção de aspectos jurídicos relevantes para organizações da sociedade civil no contexto da Covid-19.

O grupo de afinidade voltado para a promoção da equidade racial, Soma, elaborou um documento sobre os impactos da pandemia na população negra do país. E o EmFrente, grupo para a promoção dos direitos de pessoas com deficiência, divulgou uma cartilha com informações de interesse para esse público no contexto crítico atual.

CONFIRA TODAS AS PUBLICAÇÕES:

Profissionais doam tempo E CONHECIMENTO EM AÇÕES DE VOLUNTARIADO

Com a necessidade de distanciamento social, o Mova, programa de voluntariado do Mattos Filho, precisou se reinventar e virou o Mova digital, com ações realizadas a distância para segurança dos voluntários e dos beneficiados. Nesse formato, os profissionais puderam ampliar seu raio de atuação e contribuir com organizações parceiras que não estão, necessariamente, na mesma cidade que eles.

A primeira ação do Mova digital foi a arrecadação de álcool em gel para a Casa de Repouso da Vila Mariana, em São Paulo. Os voluntários também conversaram por telefone, ao menos uma vez por semana, com os idosos que vivem no local. Iniciativa semelhante foi desenvolvida com pacientes da unidade de cuidados paliativos e com as crianças em tratamento no Hospital de Amor, atual nome do Hospital de Câncer de Barretos, no interior de São Paulo, que tiveram a rotina de visitas limitada por causa da pandemia.

Para manter a motivação dos jovens atendidos pela organização de educação Dream Learn Work (DLW) durante o período de isolamento, os profissionais do Mattos Filho organizaram uma série de webinars sobre temas variados: de cultura e bem-estar a assuntos jurídicos e comportamentais. A iniciativa deu tão certo que virou a Academia Social Digital, que reúne voluntários do escritório interessados em compartilhar conhecimento em webinars para instituições parceiras. O projeto está sendo integrado em definitivo ao Mova.

Na ação Abra a Gaveta, realizada com o Parceiros da Educação, o escritório incentivou a doação de computadores, tablets e celulares para alunos da rede pública de São Paulo assistirem às aulas online. Em uma iniciativa que uniu solidariedade e combate ao desperdício, foram doados, para três instituições parceiras em São Paulo e Brasília, mais de oitocentos produtos alimentícios e bebidas dos escritórios do Mattos Filho, que ficaram fechados temporariamente por causa da pandemia.

Apoio institucional durante a pandemia (2020)

4.100
horas dedicadas à cooperação com projetos de clientes, empresas e organizações da sociedade civil
12
parcerias com empresas em projetos de interesse público e impacto social