Projeto inédito no meio jurídico brasileiro, o Instituto Mattos Filho foi criado, em 2018, com o propósito de promover o Direito e fortalecer o acesso à Justiça para uma sociedade mais livre, diversa e democrática. Totalmente independente do escritório e mantida pelos sócios e sócias, a iniciativa constitui um dos três pilares do Ecossistema social do Mattos Filho.
As ações desenvolvidas ao longo de 2019 e 2020 consolidaram o Instituto como um importante agente da sociedade civil, com o avanço e o sucesso das diferentes iniciativas de seus pilares de atuação: o programa de bolsas de estudo; o reconhecimento e a premiação de iniciativas de acesso à Justiça; e a difusão do conhecimento jurídico.
“Um dos objetivos das nossas ações é promover maior acesso ao ensino do Direito e tornar mais diversa a profissão advocatícia. Acreditamos que isso é imprescindível para ampliar o acesso à Justiça”, pontua Paula Vieira, sócia da prática de Societário do escritório e diretora do Instituto Mattos Filho.
Em 2020, o Instituto deu início às atividades de seu quarto pilar de atuação, que consiste no apoio a iniciativas da sociedade civil que promovam a diversidade e a cidadania.
Internamente, o Instituto tem envolvido cada vez mais seus sócios e sócias, que não atuam apenas como financiadores, mas também participam diretamente das atividades, entre elas a mentoria para bolsistas, a seleção dos finalistas do Desafio de Acesso à Justiça e a revisão dos conteúdos para os projetos de difusão de conhecimento jurídico, como o Artigo Quinto.

Um dos objetivos das nossas ações é promover maior acesso ao ensino do Direito e tornar mais diversa a profissão advocatícia. Acreditamos que isso é imprescindível para ampliar o acesso à Justiça.”